Capa | Matéria
Publicada em 13/05/2017 - 21h03min

Vitória Fiel *

Uma abraço especial às mamães

Comemorado anualmente no segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães é uma data para homenagear e agradecer a todas as mamães pela dedicação, carinho e amor que dão aos seus filhos.
Não podemos negar que a data é uma das que mais exploram os sentimentos, sendo o afeto um deles É uma ocasião que reforça os vínculos familiares, pois neste período pais, filhos, tios, avós, primos se reúnem com o objetivo de idolatrar as respectivas mães.
Mãe é aquela que nos acolhe nos bons e maus momentos e sempre torce para que sejamos felizes e preparados para enfrentar todos as dificuldades e os desafios que a vida nos impõe. É a nossa eterna amiga e uma companheira de todas as horas e uma heroína que nos inspira a seguir em frente. É por estes e muitos motivos que neste domingo aquele seu abraço na mamãe tem de ser mais que especial. Prepare-se!
A origem da data
O Dia das Mães tem um motivo especial, e ela é celebrada desde o início do século XX. Remete à história da jovem americana Anna Jarvis, que perdeu a sua mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, em maio de 1905. Por conta do seu sofrimento, a menina organizou uma data especial para homenagear todas as mães e, deste modo, ensinar às crianças quanto à importância da figura materna. Para que isso, Anna contou com a ajuda de outras moças da cidade de Grafton, nos Estados Unidos, onde moravam.
Três anos mais tarde, Anna conseguiu celebrar um culto em homenagem às mães na Igreja Metodista Andrews. A repercussão foi tão grande na época que chamou a atenção de grandes líderes locais, que decidiram realizar a celebração todos os anos mês de maio.
No Brasil, por sua vez, apesar de já existirem relatos de comemorações anteriormente, o Dia das Mães foi oficializado durante o governo provisório de Getúlio Vargas, em 1932.

As mães de coração
Não podemos nos esquecer de que mãe não é só aquela que gera um filho, mas também a que cria, cuida e oferece proteção. Hoje em dia, temos muitos exemplos de avós, pais, tios e entes queridos que assumem o papel materno e o exercem muito bem. Estes também merecem, portanto, ser retribuídos com muito amor, carinho e gratidão. Afinal, são mães de coração, que abdicam de tudo para garantir a felicidade dos seus "filhos de coração".
  • Dia das Mães
  • Dia das Mães
  • Dia das Mães
  • Dia das Mães
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos