Cidades
Publicada em 19/05/2017 - 22h44min

Pessoa em situação de rua

Secretaria intensifica as abordagens em Itaquá

Com a baixa das temperaturas nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba tem intensificado o trabalho de abordagem e busca ativa para acolher a população em situação de rua

Foto: Osvaldo Birke/AIPMI

Joerly Nakashima diz que o objetivo é alertar as pessoas para os riscos a saúde
Com a baixa das temperaturas nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba tem intensificado o trabalho de abordagem e busca ativa para acolher a população em situação de rua. As ações do município são realizadas por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua (CREAS POP) em parceria com a Comunidade Católica Missão Jesus Cristo Acolhedor (CCAMJA).
O objetivo da administração ao fazer as abordagens é oferecer abrigo e a readaptação dessas pessoas às famílias. O trabalho é feito com o apoio de uma equipe técnica da assistência social, que faz a busca ativa - visitas - duas vezes na semana ou por meio de denúncias.
Durante essas visitas os cidadãos (população de rua) são encaminhados para os serviços da rede socioassistencial, que atua com a "Redução da violação dos direitos", "Proteção social à família e indivíduos", "Construção de novos projetos de vida" e o "Fortalecimento de vínculos familiares".
Por meio do convênio com a administração municipal, o CCAMJA disponibiliza abrigo com o serviço de acolhimento para as pessoas adultas e famílias em situação de rua.
Já no CREAS POP o usuário recebe café da manhã, almoço, vestuário, banho e atendimento técnico. No espaço, o cidadão em situação de rua também é convidado a participar de palestras e reuniões socioassistenciais.
"Nosso foco é orientá-los sobre o aumento dos riscos a saúde neste período de baixas temperaturas. Durante as abordagens colocamos a disposição nosso trabalho de proteção e a unidade de acolhimento que possui convênio com a administração, onde eles podem dormir, fazer a higiene pessoal e se alimentar", esclarece a secretária municipal de Desenvolvimento Social de Itaquá, Joerly Nakashima.
O CREAS POP funciona na rua Araguari, número 74, na Vila Virginia. O telefone para contato é o 4653-4516.
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) é responsável por executar um serviço especializado à população em situação de rua (jovens, adultos, idosos e famílias) que utilizam as ruas da cidade como espaço de moradia e/ou sobrevivência.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos