Cidades
Publicada em 20/04/2017 - 22h09min

Transporte

EMTU propõe projeto mais 'econômico' do Terminal Sul

Foto: Erick Paiatto

Futuro local exclusivo para os ônibus intermunicipais ficará ao lado da estação
O presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, apresentou ontem detalhes sobre o novo projeto do Terminal Sul, que será construído ao lado da Estação Suzano da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Em comparação com a proposta anterior, a atual terá uma economia de 50% do valor a ser investido com desapropriações e custo da obra.
As informações foram passadas ao prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) e ao secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis José Vieira, durante audiência na sede da EMTU, em São Paulo. Técnicos responsáveis pelo projeto enfatizaram que a proposta inicial, da gestão municipal anterior, tinha um custo estimado de R$ 16 milhões. Já o recente, que atende todos os requisitos técnicos e que supre as necessidades viárias daquela região, principalmente desafogando o trânsito na rua Dr. Prudente de Moraes (SP-66), gira em torno de R$ 8 milhões.
"Muitas pessoas passam pelo local e dependem de uma mobilidade urbana adequada e boas condições para tomarem seus respectivos ônibus. Com o terminal concluído, funcionando em harmonia com a estação da CPTM, tenho certeza que Suzano dará totais condições de tráfego, tanto para quem usufrui do transporte público, quanto para quem lança mão de transporte próprio", observou Ashiuchi.
A expectativa é que mais de 100 mil passageiros sejam beneficiados com a obra. O terminal terá mais de 5,2 mil metros quadrados de construção, atendendo diariamente as pessoas que utilizam as linhas municipais e intermunicipais em Suzano.
"É uma obra muito importante, que vai garantir aos usuários do transporte público um serviço com mais segurança e comodidade. Além da recuperação e do paisagismo de todo o entorno, o terminal vai contar com estrutura para atender 16 linhas intermunicipais, que passarão diariamente pela rua Prudente de Moraes. E, o mais importante: sem prejuízos ao trânsito local", afirmou o presidente da EMTU.
O Terminal Sul vai abarcar baias de transbordo de passageiros, que permitirão que os coletivos não parem na SP-66. Além disso, intervenções nos dois sentidos do viário serão executadas com o objetivo de melhorar o tráfego de veículos. Uma rotatória será feita no entroncamento da avenida Antonio Marques Figueira, bem como faixas em nível para pedestres serão implantadas no novo equipamento.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos